quinta-feira, 15 de junho de 2023

Evangelho: Mateus 11,25-30 - 16.06.2023




Aleluia, aleluia, aleluia.


Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei, / que sou de manso e humilde coração (Mt 11,29). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


“Sábios e entendidos” são os líderes e poderosos, que se recusam a reconhecer os caminhos de Deus. Eles não são humildes, não respeitam a Deus. São insensíveis à revelação de Deus e defensores dos seus próprios interesses. Não se dispõem a ouvir e praticar os ensinamentos de Jesus. São autossuficientes. O termo “pequeninos” se refere à pequena comunidade de discípulos que havia respondido ao chamado de Jesus (o grupo dos apóstolos); mas, de modo geral, aplica-se a todos os que acolhem a presença salvadora de Jesus e seu Reino. Jesus promete alívio aos cansados e oprimidos. São os sobrecarregados pela vida sob o controle dos dirigentes do povo e suas pesadas estruturas políticas, sociais e econômicas. Tomar o “suave” jugo de Jesus é aceitar seu Reino, assentado sobre a justiça.


(Dia a Dia com o Evangelho 2023)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário