quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Evangelho: Marcos 1,1-8 - 06.12.2020




Aleluia, aleluia, aleluia.


Preparai o caminho do Senhor; / endireitai suas veredas. / Toda carne há de ver / a salvação do nosso Deus (Lc 3,4.6). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!'” 4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


O Evangelho de Marcos não tem início com a narrativa do nascimento de Jesus, mas sim com a apresentação de João Batista, a voz que grita no deserto. João aparece pregando o batismo de conversão. Vivendo uma vida austera, anuncia que alguém mais forte que ele está para aparecer. O mais forte e o que batiza com o Espírito Santo é o Messias; João é apenas aquele que lhe prepara o caminho. Nesse texto temos as vozes dos profetas que se unem à voz do precursor. São vozes que anunciam boas notícias. O evangelho, a boa notícia, tem como sujeito principal Jesus Cristo, o Filho de Deus. O Evangelho de Marcos se inicia e termina com a declaração de que Jesus é o Filho de Deus. Mais do que nunca, a humanidade tem necessidade de mulheres e homens inspirados e corajosos, a exemplo de João, que anunciem boas notícias. No meio de tantas notícias más, não é fácil perceber as boas e proclamá-las. Talvez os caminhos ainda não estejam preparados para receber a boa notícia por excelência, Jesus Cristo.


Oração

Jesus Cristo, Filho de Deus, de coração aberto, acolhemos teu precursor, João Batista. Ao preparar a tua vinda, ele batizava multidões, recomendando-lhes o arrependimento para o perdão dos

pecados. Com zelo ainda maior, acolhemos a ti, Jesus, que nos ofereces o batismo com o Espírito Santo. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia


Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário