domingo, 20 de dezembro de 2020

Evangelho: Lucas 2,1-14 - 24.12.2020 - MISSA DA NOITE




Aleluia, aleluia, aleluia.


Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria: / é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor (Lc 2,10s). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. 8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14″Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Temos nesse evangelho informações importantes a respeito do nascimento de Jesus. É claro, porém, que não devemos tomar todos esses dados ao pé da letra. Eles nos revelam a intenção do autor, que registrou o pensamento de sua comunidade. Lucas inicia sua narrativa do nascimento de Jesus enquadrando o fato histórico num lugar e num tempo determinados. A seguir, o autor destaca o acontecimento e o seu anúncio. Os pastores foram os primeiros a receber a boa notícia e a proclamaram. Graças a eles, a boa-nova da encarnação de Jesus caminhou na história e chegou até nós. É importante que essa notícia não fique esquecida, mas haja homens e mulheres de boa vontade que continuem a mantê-la sempre atual. Um menino nasceu e foi acolhido numa manjedoura entre os animais. Celebramos o nascimento dessa criança frágil e pobre, nascida entre os pobres. Nesta noite santa, somos convidados a unir nosso coro à multidão celeste e cantar: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos que ele ama”.


Oração

Ó Menino Jesus, comove-nos a situação de pobreza no teu nascimento. Recém-nascido, és colocado numa manjedoura, sem qualquer conforto. Ao teu lado, tens apenas o aconchego da tua mãe, Maria, e a proteção do teu pai adotivo, José. O céu, porém, explode em manifestações de júbilo. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia


Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário