segunda-feira, 1 de março de 2021

Evangelho: João 3,14-21 - 14.03.2021




Louvor e honra a vós, Senhor Jesus.


Tanto Deus amou o mundo, / que lhe deu seu Filho único; / todo aquele que crer nele / há de ter a vida eterna (Jo 3,16). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único… para que o mundo seja salvo por meio dele.” Para salvar a humanidade, Jesus investiu toda a sua vida: sabedoria, incansável dedicação, forças físicas… e morte na cruz. Fez a entrega de si mesmo. Entrega gratuita, incondicional. Amor total, com o risco de não ser correspondido. De fato, o ser humano, criado por Deus e dotado de razão e liberdade, continua livre para amar a Deus ou ignorá-lo, aproximar-se da luz ou embrenhar-se na escuridão, praticar a verdade ou afundar nas trevas do erro. A passagem do quarto Evangelho afirma que o “Filho único” de Deus não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Jesus oferece a salvação. Cabe a cada criatura humana dar a Deus uma resposta de amor. Ou não.


Oração

Jesus Cristo, Senhor nosso, saíste do Pai e vieste até nós para nos salvar. Em contrapartida, exiges que creiamos em ti como o Filho único do Pai. Concede-nos agir de acordo com a verdade, para que nos aproximemos cada vez mais de ti, que és a luz do mundo. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário