segunda-feira, 8 de março de 2021

Evangelho: João 8,1-11 - 22.03.2021




Glória a vós, Senhor Jesus, / primogênito dentre os mortos!


Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, / mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho com a mulher, que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Enquanto Jesus ensina no templo, as autoridades judaicas lhe trazem uma “mulher pega em adultério”. Invocam a Lei de Moisés para ouvir a opinião do Mestre na esperança de que ele a condene. Jesus não ligou muito para aquilo que diziam. Diante da insistência, ele os desafiou: quem não tiver pecado atire a pedra contra ela. Ninguém atirou a pedra, e Jesus não condenou a pobre mulher. O Mestre não nega a Lei, mas a supera em seus limites: a Lei condena a pessoa, Jesus condena o pecado; a Lei vê o ato em si, Jesus vê o coração da pessoa. Essa atitude de Jesus deveria corrigir a imagem de um Deus castigador, levar a comunidade a ser mais misericordiosa e desmascarar nossas atitudes intolerantes, arrogantes e preconceituosas. Por meio de suas atitudes, o Mestre nos revela a bondade e o amor que o seu e nosso Pai tem pelas pessoas.


Oração

Ó incomparável Mestre, tua atitude diante da mulher adúltera desconcertou os escribas e fariseus que buscavam motivos para te acusar. Teus gestos e sábia resposta vêm atravessando os séculos, confirmando que ninguém está autorizado a matar uma pessoa por um pecado cometido ou um erro praticado. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário