quinta-feira, 11 de março de 2021

Evangelho: Lucas 1,26-38 - 25.03.2021




Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!


A Palavra se fez carne e habitou entre nós. / E nós vimos sua glória, que recebe de Deus Pai (Jo 1,14). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Nove meses antes da festa do Natal do Senhor, a Igreja nos possibilita celebrar a Solenidade da Anunciação do Senhor. Imediatamente visita nossa memória a conhecida oração do Angelus, que resume o mistério que celebramos nessa ocasião: “O anjo do Senhor anunciou a Maria, e ela concebeu do Espírito Santo. Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a vossa palavra”. Deus projeta enviar seu Filho ao mundo, mas quer contar com o sim de Maria. Em total sintonia com os planos de Deus, ela se dispõe a fazer a vontade dele. Começa, então, o processo da encarnação de Jesus: “Eis que você fi cará grávida e dará à luz um fi lho e lhe dará o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo”. De Maria aprendamos a investir todo o nosso ser em favor da história da salvação.


Oração

Ó Jesus, filho do Altíssimo, para vires ao mundo, Deus escolheu e preparou para ti uma digna Mãe, cujo nome é Maria. Após compreender o plano divino de salvação da humanidade, ela, consciente e livre, respondeu ao anjo: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim como você me disse”. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário