quinta-feira, 4 de março de 2021

Evangelho: João 5,31-47 - 18.03.2021




Jesus Cristo, sois bendito, / sois o ungido de Deus Pai!


Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. 44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?” – Palavra da salvação.


Reflexão:


Jesus continua esclarecendo a polêmica provocada pela cura do doente em dia de sábado. O Mestre continua defendendo sua ação e não se limita à autodefesa, mas apresenta quatro testemunhas em seu favor: o Pai, o Batista, as obras e a Escritura. Contra seus adversários, Jesus apresenta essas testemunhas que confirmam e aprovam sua prática libertadora. Um coração fechado ao amor de Deus não consegue se abrir para acolher Jesus e o seu projeto. Quando o amor e a verdade de Deus não estão em nós e quando procuramos a nossa própria glória, e não a de Deus, dificilmente conseguiremos ver a ação de Deus em Jesus, preferindo as trevas à luz. A comunidade que quiser ser testemunha fi el de Jesus terá de assumir sua proposta de vida e ação. Só a fé nos leva a ver em Jesus e nas pessoas o rosto de Deus.


Oração

Ó Jesus, nosso Mestre, muitos conterrâneos teus não reconhecem que foste enviado pelo Pai e que realizas as obras que o Pai te concedeu realizar. Tu os censuras pela dureza de coração. Senhor, faze-nos compreender as Escrituras e reconhecer que és o Filho de Deus. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário