terça-feira, 9 de março de 2021

Evangelho: João 8,21-30 - 23.03.2021




Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!


Semente é de Deus a Palavra, / o Cristo é o semeador; / todo aquele que o encontra, / vida eterna encontrou. – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” 23Jesus continuou: “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. 25Perguntaram-lhe, pois: “Quem és tu então?” Jesus respondeu: “O que vos digo desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Jesus continua seu diálogo tenso com os fariseus sobre o assunto da partida próxima. Num primeiro momento, Jesus denuncia os pecados dos seus opositores e anuncia a distância que existe entre os dois lados. Em seguida, faz sua autorrevelação. Mas os fariseus pouco entendem do que o Mestre está falando. Esse ruído na comunicação é compreensível, pois eles são “daqui debaixo e deste mundo”, enquanto Jesus é “lá de cima e de outro mundo”. “Quem és tu?”, perguntam os adversários. A exemplo do Deus do êxodo, Jesus responde “Eu Sou”. Só a partir da cruz muitos reconhecerão quem ele é e acreditarão nele. Como o Deus do êxodo, Jesus é presença atuante que liberta o povo que a ele adere e o conduz para uma vida melhor, “o mundo lá de cima”. Por meio da cruz, Jesus realiza seu êxodo e o êxodo do povo.


Oração

Ó Mestre e Senhor, não foi fácil explicar ao mundo a tua identificação com o Pai celeste. E dizias: “Quando vocês levantarem o Filho do Homem, irão saber então que Eu Sou”. Abre nossa mente para entendermos quem tu és e aumenta nossa fé para te acolher como o Filho de Deus. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário