quarta-feira, 24 de março de 2021

Evangelho: João 20,11-18 - 06.04.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isso, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” e contou o que Jesus lhe tinha dito. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Ontem presenciamos as mulheres que dão testemunho do Ressuscitado. Hoje Maria Madalena, apóstola dos apóstolos, entra em cena. Ao ir ao túmulo, Maria buscava e chorava um morto, mas logo a seguir descobre que o “morto está vivo”. “Por que chora?” é a pergunta que os anjos e o Vivente lhe dirigem. Quando Jesus a chama pelo nome (Maria!), ela o reconhece. Depois de reconhecido, ele a convida a anunciá-lo aos seus. O autor pretende apresentar-nos o novo modo de presença do Ressuscitado e o novo modo de encontro com ele. Mais uma vez, Maria Madalena é apresentada pelo evangelista como a primeira testemunha da ressurreição do Mestre. Num mundo paternalista e misógino, é muito significativo o fato de os evangelistas apresentarem as mulheres como protagonistas da ressurreição.


Oração

Divino Mestre, ajudas Maria Madalena a superar o passado, as lágrimas, e a experimentar a tua nova dimensão. Ao te reconhecer ressuscitado, ela estanca o choro e vibra de alegria. Ao torná-la missionária do teu Evangelho, convidas, também a nós, a evangelizar com todos os meios atuais e eficazes. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário