sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Evangelho: Mateus 19,16-22 - 16.08.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o Reino dos céus (Mt 5,3). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Um jovem, dono de muitos bens, consulta Jesus sobre o que fazer com vista a “entrar para a vida”, expressão equivalente a herdar a vida eterna, ser salvo, entrar no Reino dos céus. “Pratique os mandamentos” é a resposta de Jesus. Isso o moço já faz, mas acredita que deve fazer algo mais: “O que me falta ainda?”. Jesus o estimula a dar um passo de qualidade, propondo-lhe que vá, venda todos os seus bens e doe aos pobres; depois, venha para segui-lo. Radical mudança de mentalidade e de atitudes: estar totalmente disponível para o Reino dos céus. Esse passo o jovem não consegue dar. A riqueza domina seu coração, e ele não é capaz de se desfazer de seus bens, pois são sua segurança. Volta para sua condição social não saltitando de alegria, mas triste, “porque tinha muitos bens”.


Oração

Senhor Jesus, desafias o homem rico a dar um salto de qualidade, isto é, passar da mera observância dos mandamentos ao “caminho de perfeição” em vista do Reino de Deus. Livra-nos, Senhor, do apego aos bens terrenos, a fi m de buscarmos a Deus e solidarizarmo-nos com os pobres. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário