domingo, 8 de agosto de 2021

Evangelho: Mateus 18,15-20 - 11.08.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.19De novo eu vos digo, se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


A comunidade cristã não é perfeita. Que atitude se deve tomar quando alguém peca? Fazer de conta que nada aconteceu? Jesus propõe a correção fraterna. Os vários passos sugeridos no processo de corrigir o irmão que pecou mostram que é necessário tratar com respeito a pessoa em causa e com bons modos levá-la a arrepender-se e emendar-se. Nobre atitude, um alerta para nós que, com facilidade, julgamos e condenamos! Para que não se cometam injustiças contra nenhum dos irmãos da comunidade, em relação a quem errou, todos são convidados a pedir em oração pelo bem de seus membros. Se houver unidade entre eles e acordo sobre o que pedir, Deus atenderá o pedido da comunidade, pois Cristo, o único caminho que leva ao Pai, está presente onde duas ou mais pessoas se encontram reunidas e unidas em seu nome.


Oração

Ó Jesus Mestre, aos discípulos recomendas que não se apressem para censurar quem pecou. A correção deve ser feita por etapas. Mostras também a importância de entrarem em acordo e, juntos, implorarem ao Pai tudo o que necessitam, com a garantia de que estás aí no meio deles. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário