quarta-feira, 14 de julho de 2021

Evangelho: Mateus 12,46-50 - 16.07.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Carmo é sinônimo de Carmelo, um monte da Palestina em torno do qual o profeta Elias levou o povo de Israel a descobrir a verdadeira fé, eliminando os cultos aos deuses pagãos (cf. 1Rs 18,19-46). Ao longo do século 12, o monte Carmelo começou a ser povoado por alguns homens, que mais tarde se uniram para dar vida a uma comunidade religiosa contemplativa sob a especial proteção de Nossa Senhora. Eram os rudimentos da Ordem dos Carmelitas. Conta-se que o superior-geral da ordem, São Simão Stock, teria tido, no dia 16 de julho de 1251, uma visão da Mãe de Deus, a qual lhe entregou um escapulário (pedaço do hábito religioso) com a promessa de salvação eterna. Difundida em diversas nações, com o apoio do povo, a festa da Senhora do Carmo, em 1726, foi estendida a toda a Igreja por Bento XIII.


Oração

Jesus, divino Mestre, com a visita de tua família, nos ensinas que, doravante, a proximidade contigo não se dá pelos vínculos de sangue, mas pela realização da vontade de Deus. Nossa Senhora do Carmo, tua Mãe Santíssima, nos aponta para ti, que em tudo fizeste a vontade do Pai celeste. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte  https://www.paulus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário