quinta-feira, 15 de julho de 2021

Evangelho: Mateus 12,14-21 - 17.07.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Mateus é breve e dramático. Com poucas palavras, afirma que os fariseus se reúnem para planejar a morte de Jesus. O que Jesus havia feito de errado? Os fariseus notaram que ele, desde o início, era bastante liberal ao interpretar as tradições. Mais do que isso, Jesus sabia que essas tradições se haviam tornado carga pesada para o povo. Certos sacrifícios forçados não podem agradar a Deus. É na liberdade que cada um demonstra seu amor sincero. Se cumpre a Lei porque é obrigado, onde está a virtude? Por isso é que Jesus cita o profeta Oseias (6,6): “Quero misericórdia e não sacrifício”. Porque também Deus é um Deus de misericórdia, e não um tirano pronto a castigar o mínimo deslize no cumprimento de qualquer lei. Jesus é o servo do Senhor: está a serviço do Deus misericordioso.


Oração

Ó Jesus Messias, és a manifestação histórica do servo anônimo descrito pelo profeta Isaías. Movido pelo Espírito Santo, curas a todos os que te seguem e te mostras solidário e misericordioso com os sofredores. Não corres atrás das aclamações populares; o que fazes é para agradar ao Pai. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte  https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário