terça-feira, 27 de abril de 2021

Evangelho: João 15,9-11 - 06.05.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Minhas ovelhas escutam minha voz, / minha voz estão elas a escutar; / eu conheço, então, minhas ovelhas, / que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Se ontem vimos a predominância do verbo permanecer, no texto de hoje (continuação da alegoria da videira) encontramos o verbo amar. Jesus aprendeu do Pai a amar: “Da forma que meu Pai me amou, eu também amei a vocês”. O amor é contagiante: passa de pai para filho. Se encontram amor e acolhida por parte dos pais, os filhos crescem mais otimistas, confiantes, felizes e respeitosos. Jesus pede aos seus que permaneçam no amor. Isso só é possível se guardamos os seus mandamentos. Os mandamentos de Jesus sempre vêm em favor da vida. O Mestre não pede tanto para ser amado, mas sim que guardemos o amor que vem dele e do seu e nosso Pai, que nos amou primeiro. Assim como Jesus aprendeu do Pai a amar, aprendamos também nós a amar, superando orgulho, arrogância e intolerância.


Oração

Senhor Jesus, por tuas palavras nos revelas o teu altíssimo grau de amor por nós: “Da forma que meu Pai me amou, eu também amei a vocês”. Por isso, com razão nos recomendas: “Permaneçam no meu amor”. Dá-nos compreender e pôr em prática teus amáveis mandamentos. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia


Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário