domingo, 25 de abril de 2021

Evangelho: João 14,27-31 - 04.05.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, / para entrar em sua glória, aleluia (Lc 24,46.26). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27″Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


No discurso de despedida, Jesus promete aos discípulos sua paz, não a paz do mundo. A paz que o mundo oferece é uma “paz de cemitério”, é uma submissão ao poder. A paz que Jesus oferece é a satisfação dos desejos fundamentais da pessoa, é uma atitude de felicidade pessoal e comunitária, é o bem-estar desejado por todo ser humano, é plenitude de vida. Para conquistá-la faz-se necessário viver conforme a proposta de vida que ele mostrou e viveu e não se comprometer com esquemas de violência e dominação. A seguir, o Mestre procura tranquilizar seus seguidores para não se preocuparem, pois a volta dele para o Pai lhes possibilita o acesso direto a Deus e significa missão cumprida. Quando se cumpriu a própria missão, pode-se deixar aos outros a continuação da obra. Com sua partida, Jesus lhes garante a presença do Espírito.


Oração

Senhor Jesus, de coração aberto, acolhemos o dom da tua paz, aquela paz que afasta o medo e garante a serenidade interior. Ó bondoso Mestre, fonte da verdadeira paz, faz que sejamos construtores de paz em todos os ambientes da sociedade e da convivência humana. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia


Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário