quarta-feira, 7 de abril de 2021

Evangelho: Lucas 24,35-48 - 18.04.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, / fazei o nosso coração arder quando nos falardes (Lc 24,32). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois, disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Diante da repentina aparição do Ressuscitado, seus discípulos são tomados por um complexo de emoções: espanto, dúvida e perturbação, num primeiro momento; alegria e susto, em seguida. Nos relatos de aparição de Jesus ressuscitado, uma nota parece repetir-se: a dificuldade que os discípulos têm para acreditar que o Ressuscitado é o Crucificado. Jesus faz esforço para demonstrá-lo: “Sou eu mesmo!”. Ultrapassada a crise da dúvida, Jesus relembra aos discípulos a missão que lhes é confiada: que “em seu nome fosse anunciado o arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações”. Quem os envia em missão e lhes abre a inteligência para compreenderem as Escrituras é o mesmo Jesus de Nazaré que os havia chamado, dando-lhes autoridade e poder para continuar sua mesma obra no mundo.


Oração

Ó Cristo ressuscitado, aos teus discípulos apareces com as marcas do Crucificado e com o dom da paz. Dá-nos reconhecer-te, Senhor, em tuas diversificadas manifestações. Que saibamos acolher tua presença não só nos sacramentos da Igreja, mas também na pessoa dos pobres e marginalizados. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário