domingo, 11 de abril de 2021

Evangelho: João 6,52-59 - 23.04.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Quem come a minha carne e bebe o meu sangue / em mim permanece, e eu vou ficar nele (Jo 6,56). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Jesus provocou a reação dos judeus em Cafarnaum, ao dizer que é necessário comer de sua carne e beber do seu sangue para ter a “vida eterna”. Carne e sangue é a totalidade da pessoa. Foi isso que Jesus fez: doou-se plenamente por amor. Aos hebreus era proibido consumir o sangue, pois representa a vida, e só Deus podia apropriar-se dela. A exemplo do cordeiro dos hebreus no Egito, Jesus é o cordeiro pascal que entrega sua carne e derrama seu sangue por amor à vida de cada um. João “exprime o significado mais profundo da eucaristia enquanto carne e sangue doados para a vida do mundo, uma vida que não poderá estar comprometida pela morte”. O texto de hoje é uma bela reflexão sobre a eucaristia. Ao participar dela, entramos em comunhão com Jesus, com seu Pai e com a comunidade, ou seja, com todos os seguidores do Mestre.


Oração

Ó Jesus, divino Mestre, na sinagoga de Cafarnaum, ensinavas a teus compatriotas, dizendo: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. Abre nossa mente, Senhor, para compreendermos o sentido profundo de tua mensagem. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário