quarta-feira, 28 de abril de 2021

Evangelho: João 15,12-17 - 07.05.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Eu vos chamo meus amigos, / pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


O autor abre e fecha o texto de hoje com o apelo de Jesus: amem-se uns aos outros. O aspecto fundamental dos cristãos é o amor mútuo. A medida desse amor foi estabelecida pelo próprio Mestre: “como eu amei a vocês”. Ora, nós sabemos que ele nos amou a ponto de doar a própria vida, dando-nos assim a maior prova de amor que alguém pode dar. Ao contrário do que vemos por aí, o amor de Jesus não é um amor sem compromisso e muitas vezes banalizado. Seremos amigos de Jesus se vivermos o amor. Não adianta nada dizer que somos amigos do Mestre se não praticamos o mandamento do amor. O verdadeiro amigo é aquele que revela os genuínos valores do Reino de Deus. A amizade torna as pessoas iguais, supera as discriminações de maior e menor. Jesus se colocou em pé de igualdade a nós, chamando-nos amigos. Na comunidade cristã ninguém deve se considerar superior aos outros, pois é uma comunidade de iguais.


Oração

Ó Jesus, doador da vida, ordenas a teus discípulos: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei a vocês”. E acrescentas: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos…”. Senhor, queremos corresponder ao teu extremo gesto de amor por nós. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia


Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário