terça-feira, 20 de abril de 2021

Evangelho: João 13,16-20 - 29.04.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Jesus Cristo, a fiel testemunha, / primogênito dos mortos, / nos amou e do pecado nos lavou / em seu sangue derramado (Ap 1,5). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo, o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isso e o puserdes em prática, sereis felizes. 18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isso, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


O texto deste dia está inserido no contexto do lava-pés. Durante uma ceia, Jesus realiza um ato inusitado: lava os pés dos apóstolos, serviço reservado aos servos. A partir do relato do lava-pés, Jesus retoma os temas do serviço e do ser discípulo. O autêntico sinal do cristão é o serviço aos irmãos, a preocupação com os pequeninos. Jesus, com esse gesto, deu um dos exemplos mais marcantes de serviço feito com humildade. A autêntica comunidade cristã é aquela que sempre está disposta a servir, indo às periferias existenciais e sociais, nas quais encontra os desafios da missão. O gesto do lava-pés é visto como um gesto eucarístico no Evangelho de João. Isso significa que quem comunga compromete-se com Jesus e com seu projeto. O Evangelho conclui mostrando novamente a união de Jesus com seu Pai: acolher um é acolher também o outro.


Oração

Senhor Jesus, disseste aos teus discípulos: “Quem receber aquele que eu enviar está recebendo a mim”. Envia-nos para além do nosso pequeno mundo cotidiano. Envia-nos para o meio das pessoas carentes de bens espirituais e materiais. Queremos ser tua presença renovadora junto ao teu povo sofrido. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário