segunda-feira, 12 de abril de 2021

Evangelho: João 6,60-69 - 24.04.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.                                


Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; / só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isso vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Não foram somente os de fora da comunidade que acharam estranhas as palavras de Jesus. Os próprios discípulos acharam “duras demais” tais palavras, tanto assim que muitos o abandonaram. Essas e outras palavras do Mestre são duras e nos desafiam a fazer uma escolha: aceitá-las e segui-lo ou recusá-las e abandoná-lo. Bem que gostaríamos que Jesus tivesse proposto caminhos mais suaves. Muitas vezes preferimos “adocicar” o Evangelho a aceitá-lo em sua realidade. A fé e o Espírito podem nos ajudar a compreender o discurso do Mestre. Diante do desânimo e do abandono de alguns discípulos, Jesus pergunta aos apóstolos: “Vocês também querem ir embora?”. Pedro, em nome do grupo, responde: “A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna”. E professa belo testemunho de fé: “Tu és o santo de Deus”. O Mestre talvez nos questione: “Vocês também querem ir embora e seguir outros caminhos?”.


Oração

Ó Jesus, és o Santo de Deus e, por teus ensinamentos, provocas mal-estar e insatisfação entre teus discípulos. Alguns deles, alegando que tuas “palavras são duras demais”, te abandonam. Dá-nos a sabedoria dos que se mantiveram fiéis no teu seguimento, pois “tu tens palavras de vida eterna”. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário