sexta-feira, 2 de abril de 2021

Evangelho: João 3,1-8 - 12.04.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, / onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai (Cl 3,1). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. 3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” 5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: ‘Vós deveis nascer do alto’. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Nicodemos, importante líder fariseu, vai ao encontro de Jesus de noite. Ele admira e elogia o Mestre, mas não entende o que significaria “nascer do alto” para ver e pertencer ao Reino de Deus. Jesus o convida a rever sua mentalidade, abrir mão dos privilégios como líder do grupo. Ele ainda está longe de enxergar e entender as propostas do Reino, continua no escuro (noite), necessita buscar iluminação (luz) em Jesus. Ele precisa renascer (sem voltar ao seio materno) em sua mentalidade, passar por um processo de renovação ou conversão para entender o Reino de Deus. Não basta conhecer Jesus e reconhecer que vem de Deus. Faz-se necessário mudar a maneira de ser e pensar. Nascer do alto permite ver e entender a mensagem do Mestre. Muitas vezes, precisamos romper com velhas estruturas e velhos vícios para entrar na dinâmica de Jesus.


Oração

Ó Jesus Mestre, convidas Nicodemos a nascer de novo, isto é, a abandonar o próprio passado, para começar vida nova. Vida que traz a vitalidade do Espírito Santo. É a condição para alguém pertencer ao Reino de Deus. Faze-nos, Senhor, compreender e viver inteiramente a tua renovadora proposta. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário