Aleluia, aleluia, aleluia.
Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; / convosco estarei todos os dias, / até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19s). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então, Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. – Palavra da salvação.
Reflexão:
Eis as últimas palavras do Evangelho de Mateus. Eis também o último gesto de Jesus antes de voltar ao Pai. A cena ocorre numa montanha, lugar da manifestação de Deus. Jesus se apresenta aos discípulos. Muitos o reconhecem, de tal modo que se prostram diante dele. Entretanto, como de costume, “alguns duvidaram”. Essa dialética (crer/não crer) parece acompanhar a humanidade em toda a história. Era assim na presença de Jesus de Nazaré e segue assim em todo tempo e lugar. Solenemente, Jesus relembra a missão dos discípulos: fazer com que todas as nações se tornem discípulas dele, introduzindo-as na sua comunidade pelo batismo em nome da Trindade e ensinando-as a praticar tudo o que ele mandou. Conclui seu legado com a garantia de sua incessante presença: “Estou com vocês todos os dias”.
(Dia a Dia com o Evangelho 2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário