terça-feira, 19 de julho de 2022

Evangelho: Mateus 13,10-17 - 21.07.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir sem nada entender. Havereis de olhar sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Em suas pregações, Jesus sempre procurou chegar ao coração das pessoas, mas nem todas estavam dispostas a acolher sua mensagem. Suas propostas são para toda a humanidade, porém muitos não conseguem entendê-las ou não querem recebê-las, como no tempo dos profetas. Jesus estava ciente de que isso poderia acontecer também para com ele e alertou seus apóstolos e missionários que também precisam estar cientes disso. O coração insensível e a má vontade podem fechar os olhos das pessoas e as impedirem de ver, ouvir e compreender. Para Jesus, o contato com sua palavra é um privilégio e grande alegria, e proclama felizes todos os que conseguem ver e compreender suas mensagens e torná-las parte de sua vida. Segundo o Mestre, o importante é lançar a semente da palavra do Reino, pois sempre encontrará algum coração aberto (terreno bom) para acolhê-la.


(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário