sábado, 1 de maio de 2021

Evangelho: João 15,26-16,4 - 10.05.2021




Aleluia, aleluia, aleluia.


O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; / depois também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim porque não conheceram o Pai nem a mim. 4Eu vos digo isso para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Volta a figura do Advogado (Espírito da Verdade) que procede do Pai. Assim como ele dará testemunho do Filho, todos aqueles que aderirem a Jesus darão testemunho dele, mesmo sabendo que isso poderá causar-lhes hostilidades, como ser expulsos da sinagoga, o que significa perder todos os direitos. O texto revela uma grave denúncia: usar o nome de Deus para perseguir e matar, espécie de homicídio sagrado, como obra agradável a Deus. Os fiéis defensores do projeto de Jesus estão sujeitos a qualquer tipo de perseguição, porque as propostas do Mestre incomodam muita gente. A fala de Jesus vem justamente para animar seus discípulos quando forem incompreendidos e até perseguidos. É nessas horas de dificuldades que demonstramos se estamos ou não comprometidos com Jesus e suas propostas da valorização da vida.


Oração

Senhor Jesus, informas a teus discípulos que lhes enviarás, de junto do Pai, o Advogado, isto é, o Espírito da Verdade. Ao mesmo tempo, recomendas que eles continuem dando testemunho de ti no meio das tribulações. Vem, Senhor, assistir aos cristãos e cristãs de todos os tempos e lugares. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte  https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia


Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário