quarta-feira, 22 de julho de 2020

Evangelho: Mateus 13,10-17 - 23.07.2020



Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Jesus conta parábolas para transmitir seus ensinamentos e mais facilmente atingir seus ouvintes. Mesmo usando esse recurso ao falar para as multidões, ele não obtém resultados satisfatórios. As pessoas parecem desligadas, insensíveis, superficiais. Ou então se põem a seguir Jesus, mas sua escolha é sem consistência. Logo desistem. São
como o terreno cheio de pedras em que a semente brota, mas não desabrocha nem cresce. Aos discípulos, aos quais “é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus”, Jesus acrescenta explicações, esclarece pontos ainda obscuros para eles. Houve ocasião em que os discípulos explicitamente pediram a Jesus para lhes explicar a parábola do joio (cf. Mt 23,36). Eles fazem a experiência de conviver com Jesus, sorte que os antigos profetas não tiveram.

Oração
Senhor Jesus, declaras felizes teus discípulos porque podem testemunhar tua presença e a realidade do Reino. Em contrapartida, muitos dentre a multidão te buscam por mera curiosidade, sem sincero desejo de conversão. Abre nossa mente, Senhor, para acolher e praticar teus ensinamentos. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Fonte https://www.paulus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário