quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Evangelho: Lucas 20:27-40 - 22.11.2025

 


Evangelium secundum Lucam (Lucas 20,27‑40)

27 Accesserunt autem quidam sadducæorum, qui negant esse resurrectionem, et interrogaverunt eum,
Alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, aproximaram-se dele e o interrogaram,

28 dicentes: Magister, Moyses scripsit nobis: Si frater alicujus mortuus fuerit habens uxorem, et hic sine liberis fuerit, ut accipiat eam frater ejus uxorem, et suscitet semen fratri suo.
dizendo: Mestre, Moisés escreveu para nós: Se o irmão de alguém morrer tendo esposa, e ele não deixar filhos, que seu irmão tome a esposa e suscita descendência para seu irmão.

29 Septem ergo fratres erant: et primus accepit uxorem, et mortuus est sine filiis.
Portanto, havia sete irmãos: o primeiro tomou esposa e morreu sem filhos.

30 Et sequens accepit illam, et ipse mortuus est sine filio.
O segundo a tomou também, e ele morreu sem filho.

31 Et tertius accepit illam. Similiter et omnes septem, et non reliquerunt semen, et mortui sunt.
E o terceiro a tomou; igualmente todos os sete não deixaram descendência, e morreram.

32 Novissime omnium mortua est et mulier.
Por fim, morreu também a mulher.

33 In resurrectione ergo, cujus eorum erit uxor? siquidem septem habuerunt eam uxorem.
Então, na ressurreição, de qual deles será esposa, já que os sete a tiveram por esposa?

34 Et ait illis Jesus: Filii hujus saeculi nubunt, et traduntur ad nuptias:
E Jesus lhes disse: Os filhos desta era casam-se, e são dados em casamento,

35 illi vero qui digni habebuntur saeculo illo, et resurrectione ex mortuis, neque nubent, neque ducent uxores:
mas os que forem considerados dignos de alcançar aquela era vindoura, e a ressurreição dentre os mortos, nem casarão, nem serão dados em casamento;

36 neque enim ultra mori potuerunt: aequales enim angelis sunt, et filii sunt Dei, cum sint filii resurrectionis.
pois não podem morrer mais; são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.

37 Quia vero resurgant mortui, et Moyses ostendit secus rubum, sicut dicit Dominum, Deum Abraham, et Deum Isaac, et Deum Jacob.
Porque, a fim de mostrar que os mortos ressuscitam, Moisés expôs o arbusto (ardente), como dizem: “O Senhor é o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó.”

38 Deus autem non est mortuorum, sed vivorum: omnes enim vivunt ei.
Mas Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos, porque todos vivem para Ele.

39 Respondentes autem quidam scribarum, dixerunt ei: Magister, bene dixisti.
E alguns dos escribas, respondendo, disseram: Mestre, bem disseste.

40 Et amplius non audebant eum quidquam interrogare.
E mais ninguém ousava interrogá-lo sobre nada.

Verbum Domini

Reflexão:
A passagem nos desafia a contemplar a natureza da existência além das formas correntes, a ressurreição aponta para um estado em que as convenções terrenas perdem a força. A escolha de Jesus revela que o valor de uma vida não é medido por alianças sociais, mas pela dignidade interior alcançada por meio da integridade e do autocontrole. A igualdade com os anjos simboliza uma liberdade que não depende de privilégios, mas da própria essência. Deus, como fonte de vida, é presença que transcende a morte e confere sentido a toda ação. Nossa responsabilidade, então, é agir com autonomia e virtude para construir uma comunidade justa e duradoura.


Versículo mais importante:

O versículo considerado central em Lucas 20,27‑40, especialmente no contexto da ressurreição e da vida eterna, é o Lucas 20,36:

36 neque enim ultra mori potuerunt: aequales enim angelis sunt, et filii sunt Dei, cum sint filii resurrectionis.
Pois não podem morrer mais; são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.(Lc 20:36)

Este versículo resume a essência do ensinamento de Jesus sobre a vida após a ressurreição, a igualdade espiritual e a liberdade da alma, conceitos que conectam dignidade, virtude e a condição humana em harmonia com a ordem divina.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

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