Dominica XXV per Annum — Evangelium secundum Lucam 16,9-15
9. Et ego vobis dico: facite vobis amicos de mammona iniquitatis, ut, cum defeceritis, recipiant vos in æterna tabernacula.
E eu vos digo: fazei para vós amigos com as riquezas da injustiça, para que, quando elas faltarem, vos recebam nas moradas eternas.
10. Qui fidelis est in minimo, et in majori fidelis est; et qui in modico iniquus est, et in majori iniquus est.
Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.
11. Si ergo in iniquo mammona fideles non fuistis, quod verum est, quis credet vobis?
Se, pois, não fostes fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras?
12. Et si in alieno fideles non fuistis, quod vestrum est, quis dabit vobis?
E se não fostes fiéis no que é de outrem, quem vos dará o que é vosso?
13. Nemo servus potest duobus dominis servire: aut enim unum odiet et alterum diliget, aut uni adhaerebit et alterum contemnet. Non potestis Deo servire et mammonae.
Nenhum servo pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
14. Audiebant autem omnia hæc pharisæi, qui erant avari, et deridebant eum.
Os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas essas coisas e zombavam dele.
15. Et ait illis: Vos estis, qui justificatis vosmetipsos coram hominibus; Deus autem novit corda vestra: quia quod hominibus altum est, abominatio est ante Deum.
E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais diante dos homens; mas Deus conhece os vossos corações, pois o que é exaltado entre os homens é abominação diante de Deus.
Verbum Domini
Reflexão:
A fidelidade nasce do domínio de si e floresce na retidão das intenções. Quem ordena sua vontade segundo o bem torna-se senhor de sua própria natureza, e não escravo das circunstâncias. O verdadeiro valor não se mede pela posse, mas pela harmonia entre o que se é e o que se faz. Servir a um único princípio interior é libertar-se das amarras do desejo e do temor. Assim, o uso dos bens torna-se meio de comunhão e não de domínio. A alma que permanece íntegra no pouco já participa da ordem eterna que sustenta todas as coisas.
Versículo mais importante:
Versiculus praecipuus — Evangelium secundum Lucam 16,13
13. Nemo servus potest duobus dominis servire: aut enim unum odiet et alterum diliget, aut uni adhaerebit et alterum contemnet. Non potestis Deo servire et mammonae.
Nenhum servo pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.(Lc 16:13)
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