quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Evangelho: Marcos 1,12-15 - 21.02.2021




Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus.


O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias e aí foi tentado por satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” – Palavra da salvação.


Reflexão:


Em poucos traços e com linguagem fortemente simbólica, o evangelista Marcos nos apresenta o que será a vida inteira de Jesus (o número quarenta representa totalidade). Movido pelo Espírito Santo, ele vai para o deserto, figura da sociedade judaica, palco de sua atividade missionária. Deserto é ambiente hostil, dificultoso, onde Jesus é tentado por Satanás, representante dos adversários do Reino de Deus. Estes não darão folga para Jesus realizar sua obra libertadora. O deserto é também o lugar que Jesus busca para rezar e ocultar-se da multidão que quer coroá-lo seu rei terreno, um ambiente favorável onde entreter-se com seus discípulos. Passando pelo deserto e superando as tentações, Jesus se apresenta, proclamando: “O Reino de Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no Evangelho”.


ORAÇÃO

Ó Jesus, zeloso pregador do Evangelho, durante tua missão na terra, não ficaste livre das tentações dos adversários do Reino. No deserto, entre as feras, contaste com a

presença eficaz do Espírito Santo, e os anjos te serviam. Dá-nos, Senhor, força e sabedoria para não cairmos em tentação. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário