sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Evangelho: Lucas 9,22-25 - 18.02.2021




Glória a vós, Senhor Jesus, / primogênito dentre os mortos!


Convertei-vos, nos diz o Senhor, / está próximo o Reino de Deus! (Mt 4,17) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?” – Palavra da salvação.


Reflexão:


Já no início da Quaresma, a Igreja, por meio do Evangelho de hoje, nos alerta sobre o fi m trágico de Jesus e desafia quem estiver disposto a segui-lo. O Mestre não quer enganar ninguém, prometendo “mundos e fundos”, mas fala claramente qual seu destino e apresenta as exigências para segui-lo na fidelidade. O caminho do cristão é seguir a Cristo até as últimas consequências. Não é fácil seguir alguém que não propõe sucesso e aplausos. Também não é fácil assumir a própria cruz diariamente. Por outro lado, Jesus não nos propõe algo impossível, embora possa trazer incompreensões e até perseguições. O discípulo sabe também que a derrota do Mestre não é definitiva, mas aponta para algo glorioso, sua ressurreição. Quaresma é tempo de renovar o compromisso com o projeto de Jesus.


ORAÇÃO

Divino Mestre, tu nos revelas o fi m trágico que te espera em Jerusalém: serás capturado, condenado e morto pelas mãos dos dirigentes do povo. Mas acrescentas que, no terceiro dia, ressuscitarás. Dá-nos, Senhor, a graça de compreender e viver intensamente os momentos fi nais de tua vida na terra. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário