terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Evangelho: Lucas 5,27-32 - 20.02.2021




Glória a vós, Senhor Jesus, / primogênito dentre os mortos!


Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, / mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Jesus convida um cobrador de impostos – considerado pecador – chamado Levi (Mateus) para que o siga. Levi era um funcionário a serviço do Império. Imediatamente segue Jesus e ainda o convida para uma refeição em sua casa. Os adversários entram em cena e criticam os discípulos de Jesus que comem com os pecadores. A resposta do Mestre mostra claramente a que veio, qual é a sua missão. Ele é aquele que vai ao encontro dos considerados impuros e excluídos e come com eles, sem medo de contaminações rituais. Jesus não se preocupa tanto com as “pessoas de bem”, mas, sim, com os pecadores e com aqueles que são discriminados por essas “pessoas de bem”. O Mestre quer que todos façam parte do banquete da dignidade e da inclusão. Quaresma é tempo de conversão, de rever nossa caminhada rumo à Páscoa.


ORAÇÃO

Ó misericordioso Jesus, nos teus dias terrenos, os cobradores de impostos eram desprezados pelos fariseus e seus doutores da Lei. Tu, porém, os acolhias cordialmente e os tratavas com toda atenção, porque vieste não para os que se consideravam justos, mas para chamar os pecadores à conversão. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário