quarta-feira, 22 de maio de 2019

Evangelho: João 15,18-21 - 25.05.2019



Aleluia, aleluia, aleluia.

Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, / onde Cristo está sentado, à direita de Deus Pai (Cl 3,1). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isso eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Jesus nunca ocultou a dura realidade de perseguição que seus discípulos haveriam de enfrentar. Nem deveria ser novidade para eles que, na convivência com o Mestre, percebiam que ele era acolhido pelas multidões, mas também rechaçado, sobretudo pelo grupo dirigente. Por que os discípulos serão perseguidos? Porque não pertencem ao mundo da injustiça, da opressão, da desigualdade. Jesus não faz aliança com esse mundo fechado à mensagem de amor. Seus discípulos deverão ser fiéis ao Mestre, por isso sabem que a rejeição os aguarda, já que “um servo não é maior do que seu senhor”. Mas, não fiquem desanimados, nem tudo é tempestade na vida desses missionários. Pois do mesmo modo que eles ouviram e acolheram a palavra de Jesus, outros darão crédito às palavras de seus discípulos.

(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Fonte https://www.paulus.com.br/


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário