quinta-feira, 16 de maio de 2019

Evangelho: João 14,21-26 - 20.05.2019



Aleluia, aleluia, aleluia.

O Espírito Santo, o paráclito, / haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado, aleluia! (Jo 14,26) – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Não interessa a Jesus um amor só de intenção. Ele quer do discípulo um amor traduzido em obras: “Quem aceita os meus mandamentos e obedece a eles, esse é que me ama”. A maior expressão do amor é doar a vida pelos outros. O amor ao próximo não é algo abstrato. Quem põe em prática a palavra de Jesus será amado pelo Pai e se transformará em morada do Pai e do Filho. Torna-se, desse modo, a manifestação da presença de Deus. Os apóstolos ainda permanecem incapazes de compreender o sentido profundo da obra de Jesus. Por isso, o Pai enviará o Espírito Santo, aqui Advogado, o Defensor da comunidade, com a missão de ensinar “todas as coisas” aos discípulos e recordar-lhes tudo o que Jesus falou.

(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Fonte https://www.paulus.com.br


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário