domingo, 17 de julho de 2022

Evangelho: Mateus 12,46-50 - 19.07.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


Quem me ama, realmente, guardará minha Palavra / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


A pergunta de Jesus – “quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” – não é um desprezo à sua mãe biológica nem a seus parentes. Ele apenas quer revelar que, além da família de sangue, tem outra família: a que faz a vontade do seu e nosso Pai celeste. A proposta de Jesus é formar uma família feita de pessoas que se identificam com ele e que aceitam fazer a vontade de Deus. Com isso, ele não põe em questão o valor e a grandeza da família sanguínea. O Mestre alargou o conceito de família para além das pessoas unidas pelos laços de sangue. O sonho de Deus é formar da humanidade toda uma grande família, tendo um único Pai, do qual veio a vida e vem todo bem. Para participar da família de Jesus, basta entrar em “sua casa”, ou seja, participar do seu projeto de vida e liberdade para todos os filhos e filhas de Deus.


(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário