quinta-feira, 7 de julho de 2022

Evangelho: Mateus 10,24-33 - 09.07.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, / pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


O Mestre Jesus procura, com vários ditos, animar seus seguidores e livrá-los do medo diante das incompreensões da sociedade. Temos a mesma missão de Jesus, e as consequências da sua missão são também nossas consequências. Estamos atados aos riscos do seguimento de Cristo e ao mesmo tempo vivemos nas mãos do Pai que zela até pelos passarinhos. Ele nos acompanha em todos os nossos passos, nos conhece profundamente até os detalhes de nossa vida e abraça carinhosamente a criação inteira. As palavras de Jesus do texto de hoje nos revelam que a pertença à Igreja ou à comunidade não significa refúgio seguro e proteção contra as perseguições. Pertencer à família de Jesus significa ter fé nele e manifestá-la, com a vida mais do que com palavras. Envergonhar-se dele significa excluir-se de sua família e negar a filiação divina.


 


(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário