quinta-feira, 18 de julho de 2019

Evangelho: Lucas 10,38-42 - 21.07.2019



Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15) – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Na caminhada para Jerusalém, Jesus é recebido na casa de suas amigas Marta e Maria. Marta acolhe o Senhor e está atarefada em servi-lo; Maria se coloca à escuta da palavra do Mestre. Muitos viram, nesse episódio, dois estilos de vida: vida ativa (Marta) e vida contemplativa (Maria). Outros ainda citam esse relato para demonstrar a superioridade da vida contemplativa sobre a vida ativa. Acreditamos que a comunidade de Lucas não tinha essas intenções ao colocar essa cena no seu Evangelho. No tempo de Jesus, as mulheres não podiam sentar aos pés de algum rabino para escutar sua palavra. Jesus quebra esse preconceito contra as mulheres; por isso aceita Maria aos seus pés, a qual se torna modelo de discipulado, acolhendo e vivendo a palavra. Com esse gesto, Jesus acolhe entre os discípulos também as mulheres. Acolher a Palavra (contemplação), na Bíblia, é justamente para pô-la em prática (ação), como faz Marta, que se colocou a serviço. Logo à frente, Lucas dirá: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11,28). A escuta da Palavra de Deus não tira as pessoas da ação; mas procura dar novo sentido ao fazer. Em cada um de nós existe um pouco de Marta e um pouco de Maria. Não somos somente Marta nem somente Maria.

(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Fonte https://www.paulus.com.br


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário