quarta-feira, 29 de junho de 2022

Evangelho: Mateus 9,9-13 - 01.07.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas, sim, os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Ao mesmo tempo que Jesus chama um cobrador de impostos para segui-lo, revela também o coração de Deus que acolhe pecadores. Ao chamar Mateus e fazer refeição com os cobradores de impostos e pecadores, mexe com os fariseus, fiéis observantes da lei mosaica e ferrenhos críticos dos que a transgridem. Os cobradores de impostos eram detestados por serem colaboradores dos opressores romanos. A convivência com essas pessoas colocava Jesus e seus seguidores em situação de impureza. O Mestre não se preocupava com essas questões, sua preocupação é para com os pobres e os desprezados da sociedade. Estes são os primeiros beneficiários da misericórdia do Pai. O desejo de Jesus é revelar a misericórdia e o amor de Deus para com os desprezados, e convidar os seus seguidores a seguir o mesmo caminho da misericórdia e da compaixão.


(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário