sábado, 13 de junho de 2020

Evangelho: Mateus 9,36-10,8 - 14.06.2020



Aleluia, aleluia, aleluia.

O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15) – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 36vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

10,1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou esses doze com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” – Palavra da salvação.

Reflexão:

Vendo as multidões abandonadas e angustiadas, Jesus se enche de compaixão (sofre com elas), ressalta a necessidade de haver mais servidores e, por isso, chama alguns que o auxiliem na missão, os apóstolos. Estes devem acompanhar o Mestre e aprender com ele, para que, quando o Mestre já não estiver no meio deles, deem continuidade à obra libertadora. Iniciada por Jesus, ela não pode ser interrompida. Principalmente as Igrejas são responsáveis por anunciar o Reino dos Céus, que exige dignidade para todas as pessoas. As Igrejas devem ser a sentinela que alerta as autoridades competentes para libertar os cidadãos dos males que os afligem. O fiel seguidor de Jesus não pode ficar indiferente à dor do irmão e da irmã que encontra ao longo do dia. O cristão é convidado a se compadecer diante da miséria, que provoca tantos males. Os enviados por Jesus recebem a “autoridade” para fazer o bem, expulsando os espíritos que atormentam as pessoas.

Oração
Ó Jesus, sensível e zeloso Pastor, tiveste compaixão das multidões, porque estavam “angustiadas e abandonadas”. Por isso, para ajudar-te a superar a situação deplorável em que viviam, escolheste os doze apóstolos. Concede, agora, a cada um dos teus novos discípulos, o teu ardor missionário. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Fonte https://www.paulus.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário