sábado, 27 de junho de 2020

Evangelho: Mateus 16,13-19 - 28.09.2020



Aleluia, aleluia, aleluia.

Tu és Pedro e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja; / e as portas do inferno / não irão derrotá-la (Mt 16,18). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Na vida, todos temos prioridades, valorizamos mais algumas coisas e pessoas do que outras. Quem está em primeiro lugar nas nossas escolhas? Jesus nos desafia a optar por ele em primeiro lugar; aquele que o escolhe como valor supremo é digno dele. Ser digno do Mestre significa que ele deve ser o primeiro na nossa escala de valores. Optar por ele não significa diminuir o amor pelos familiares, mas indica que a escolha do amor por ele é a opção fundamental. Amar Jesus significa acolher seu projeto de vida, sua mensagem, seu evangelho. E a maneira concreta e visível de o amarmos e o acolhermos é acolher seus seguidores, os “pequeninos”. É fácil a comunidade acolher um profeta, um justo; isso, com certeza, traz recompensa. O desafiador é acolher os “pequeninos”, os que não contam na sociedade. Qualquer gesto, por pequeno que seja, em favor desses menores não será inútil, não deixará de ser recompensado. Em outras palavras, a acolhida é a concretização das obras de misericórdia.

Oração
Ó amoroso e bom Jesus, por teus Apóstolos tens um amor ciumento e incomparável, por isso exiges deles amor e dedicação sem reservas. Tudo o que eles fizerem por ti e pelo povo será levado em conta pelo Pai. E tudo o que for feito em favor dos teus discípulos também será recompensado. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Fonte https://www.paulus.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário