quinta-feira, 18 de junho de 2020

Evangelho: Mateus 11,25-30 - 19.06.2020



Aleluia, aleluia, aleluia.

Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei, que sou de manso e humilde coração (Mt 11,29). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Depois de censurar algumas cidades por não terem acolhido sua mensagem, Jesus eleva uma prece de gratidão ao Pai por ter escondido essa mensagem aos grandes e sábios e tê-la revelado aos pequeninos, que a acolheram. Tal mensagem ficou “escondida” aos sábios e entendidos porque estes já tinham ideia formada a respeito de Jesus e da religião. É difícil mudar a mentalidade de quem se fecha em si mesmo e se reconhece “experto no assunto”. Jesus agradece principalmente porque os pequeninos estão abertos para seguir os seus passos. Os pobres e humildes descobrem que a mensagem do Mestre liberta dos pesos que, além de impedir a vida de florescer, dificultam o acesso ao Pai. O Mestre nos convida a descobrir que sua proposta de vida é leve; ele não a complica, mas a torna suave e mais simples. A solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos revela o grande amor de Deus pela humanidade.

Oração
Ó Jesus, manso e humilde de coração, tens braços abertos para quem se sente oprimido e recorre a ti; envolves de compreensão e luz os desorientados e sem fé; és fortaleza para os fracos e esperança para os desesperados. A ti, Jesus, nossa imensa gratidão por tanto amor! Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Fonte https://www.paulus.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário