domingo, 21 de janeiro de 2024

Evangelho: Marcos 3,31-35 - 23.01.2024



Neste passo do Evangelho de Marcos, Jesus desafia as noções tradicionais de parentesco ao afirmar que sua verdadeira família são aqueles que fazem a vontade de Deus. Essa perspectiva transcende os laços sanguíneos, enfatizando uma comunhão espiritual baseada na obediência divina.


Marcos 3,31-35 (Bíblia de Jerusalém):


Proclamação do santo Evangelho segundo Marcos – Naquele tempo,31 Chegaram sua mãe e seus irmãos. Ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo.

32 Havia uma multidão sentada ao redor dele, e disseram-lhe: "Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram."

33 Ele respondeu: "Quem é minha mãe e meus irmãos?"

34 E, olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos.

35 Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe" (Marcos 3:35).


Neste trecho, Jesus estabelece uma nova compreensão de parentesco. Ele não nega a importância da relação familiar biológica, mas aponta para algo mais profundo. Jesus destaca que aqueles que fazem a vontade de Deus são verdadeiramente seus irmãos, irmãs e mãe. A família espiritual, baseada na obediência a Deus, transcende as fronteiras sanguíneas.

Essa mensagem convida-nos a refletir sobre a natureza da nossa própria família espiritual. Como discípulos, somos chamados a reconhecer e cultivar laços de amor e solidariedade com todos aqueles que compartilham a busca pela vontade divina. Isso implica em olhar além das relações familiares convencionais e reconhecer a comunidade mais ampla dos filhos de Deus. Ao seguir a vontade divina, tornamo-nos parte de uma família que se estende além dos laços de sangue, uma família unida pelo compromisso com os valores do Reino de Deus.


Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário