quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Evangelho: Marcos 1,7-11 - 06.01.2024



Neste relato crucial, testemunhamos um momento marcante na jornada de Jesus, seu batismo por João Batista. Essa cena simbólica no rio Jordão revela não apenas a humildade de Jesus, mas também sinaliza sua missão divina, desencadeando eventos extraordinários que moldam o curso do ministério de Cristo.


Marcos 1,7-11 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do santo Evangelho segundo Marcos – Naquele tempo, 7 E pregava assim: "Vem depois de mim aquele que é mais forte do que eu, diante de quem não sou digno de me inclinar para desatar as correias de suas sandálias. 

8 Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo".

9 Por esses dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. 

10 E, logo ao sair da água, viu os céus se abrirem e o Espírito descer sobre ele como uma pomba. 

11 E dos céus veio uma voz: "Tu és meu Filho muito amado, em ti ponho minha afeição".

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Tu és meu Filho muito amado, em ti ponho minha afeição." (Mc 1,11)


Neste trecho do Evangelho de Marcos, observamos o momento significativo em que Jesus é batizado por João Batista no rio Jordão. João reconhece a superioridade de Jesus, afirmando que ele não é digno de desatar as correias das sandálias de Jesus.

O batismo de Jesus é um ato simbólico que marca o início de seu ministério público. O Espírito Santo desce sobre ele em forma de pomba, e uma voz do céu declara: "Tu és meu Filho muito amado, em ti ponho minha afeição". Essas palavras confirmam a identidade divina de Jesus e o amor especial que Deus tem por Ele.

Esse evento também destaca a Trindade, pois vemos o Pai falando do céu, o Espírito Santo descendo sobre Jesus e Jesus sendo batizado na água. O batismo de Jesus não foi apenas um gesto ritual, mas um momento de revelação da natureza divina e do propósito redentor de Jesus.

Ao refletirmos sobre esse episódio, somos convidados a contemplar a importância do batismo, a humildade de Jesus ao se submeter a esse ato, e a compreender a Trindade como uma expressão profunda do relacionamento divino. Podemos também considerar o chamado à obediência e ao serviço que derivam do amor divino revelado em Cristo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Nenhum comentário:

Postar um comentário