quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Evangelho: Mateus 25,14-30 - 19.11.2023



Nesta passagem, Jesus compartilha uma parábola poderosa sobre a responsabilidade e o uso sábio dos dons divinos, destacando a importância da fidelidade e do compromisso em nossa jornada espiritual.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 14 "Acontecerá então com o reino dos céus o que com um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e lhes confiou seus bens.

15 A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada qual segundo sua capacidade. Depois partiu.

16 O que tinha recebido cinco talentos negociou com eles e ganhou outros cinco.

17 Do mesmo modo, o que tinha recebido dois ganhou outros dois.

18 Mas o que tinha recebido um só foi fazer um buraco na terra e esconder o dinheiro do seu senhor.

19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e fez ajuste de contas com eles.

20 O que tinha recebido cinco talentos apresentou outros cinco, dizendo: 'Senhor, confiaste-me cinco talentos; aqui estão outros cinco que eu ganhei'.

21 Seu senhor lhe disse: 'Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem alegrar-te com teu senhor'.

22 O que tinha recebido dois talentos apresentou outros dois, dizendo: 'Senhor, confiaste-me dois talentos; aqui estão outros dois que eu ganhei'.

23 Seu senhor lhe disse: 'Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem alegrar-te com teu senhor'.

24 O que tinha recebido um talento apresentou-lhe este único talento, dizendo: 'Senhor, eu sabia que és um homem severo, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste.

25 Por isso, tive medo e escondi teu talento na terra. Aqui tens o que é teu'.

26 Seu senhor lhe respondeu: 'Servo mau e preguiçoso! Sabias que eu colho onde não semeei e recolho onde não espalhei.

27 Devias então ter depositado meu dinheiro no banco e, à minha volta, eu teria recebido o que é meu com juros.

28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o àquele que tem dez.

29 Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância; mas ao que não tem será tirado até o que tem.

30 Quanto a este servo inútil, lançai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.'"

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

 "Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais." (Mateus 25:21,23)


Essa parábola destaca a responsabilidade que temos na administração dos dons e talentos que Deus nos concede. Os talentos mencionados na parábola podem representar recursos financeiros, habilidades, oportunidades ou qualquer outra bênção que recebemos.

O servo que recebeu cinco talentos e o que recebeu dois investiram e multiplicaram seus dons, sendo elogiados e recompensados pelo seu senhor. No entanto, o servo que recebeu um talento optou por enterrá-lo, mostrando medo e falta de confiança em seu senhor.

A mensagem subjacente é que Deus nos deu habilidades e recursos para serem usados para o Seu Reino e para o benefício dos outros. A parábola enfatiza a importância da fidelidade, diligência e responsabilidade na administração do que recebemos de Deus. O receio de arriscar e a inatividade podem ser vistos como desagrado diante de Deus. É um apelo para que usemos nossos talentos em serviço ao Reino, contribuindo para o crescimento e a expansão do que nos foi confiado. A recompensa prometida sugere que, ao sermos fiéis nos pequenos, Deus nos confiará responsabilidades maiores.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário