sábado, 18 de novembro de 2023

Evangelho: Mateus 12,46-50 - 21.11.2023



Neste relato, Jesus redefine a noção de família, enfatizando que aqueles que seguem a vontade de Deus formam sua verdadeira comunidade espiritual, transcendendo os laços sanguíneos.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, "46. Enquanto ele falava ainda à multidão, estavam fora, procurando falar-lhe, sua mãe e seus irmãos.

47. Alguém lhe disse: 'Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar-te.'

48. Jesus respondeu ao que lhe falara: 'Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?'

49. E, apontando com a mão para os discípulos, disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos.

50. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'" - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe" (Mateus 12,50). 


Este trecho do Evangelho de Mateus destaca a importância da relação espiritual e da obediência à vontade de Deus sobre as relações familiares biológicas. Jesus usa a situação para ensinar sobre a verdadeira família espiritual, que é formada por aqueles que fazem a vontade de Deus.

Ao apontar para seus discípulos e declarar que são sua mãe, irmãos e irmãs, Jesus está enfatizando que a comunhão com Ele vai além dos laços de sangue. Ele destaca a importância de seguir a vontade divina e de formar uma comunidade baseada na fé e na obediência a Deus.

Essa passagem nos desafia a reconsiderar a natureza das nossas relações e a perceber que a verdadeira família espiritual é formada por aqueles que compartilham uma fé comum e buscam viver de acordo com os princípios divinos. Isso não significa que as relações familiares biológicas sejam insignificantes, mas que a prioridade deve ser dada à comunhão espiritual e à busca pela vontade de Deus em nossas vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário