quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Evangelho: Lucas 19,1-10 - 30.10.2022




Aleluia, aleluia, aleluia.


Deus o mundo tanto amou, / que seu Filho entregou! / Quem no Filho crê e confia, / nele encontra eterna vida! (Jo 3,16) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. – Palavra da salvação.


Reflexão:


Pistas para a reflexão


I leitura: O autor reflete sobre a onipotência e a misericórdia de Deus. O amor divino alcança todas as criaturas, também o pecador, para que este se arrependa e se afaste do mal. Assim como Deus ama a obra de suas mãos, cabe-nos respeitar e valorizar tudo o que ele criou, pois tudo é bom. Além disso, a leitura nos apresenta um Deus misericordioso que perdoa o pecador. É preciso termos cuidado para não rotular nem condenar as pessoas.


II leitura: Depois de o autor dizer que reza pela comunidade para que esta glorifique o Senhor Jesus por meio da evangelização, chama a atenção sobre os falsos ensinamentos acerca da vinda gloriosa de Cristo. Trata-se de reação contra os fanáticos que anunciam a vinda próxima do Senhor e afirmam que, por isso, nem vale a pena trabalhar e cuidar da obra criada. Mais do que a especulação sobre o fim dos tempos, nossa preocupação deve ser o compromisso com a realidade atual.


Evangelho: A conclusão deste Evangelho pode ser vista como a chave de leitura de todo o texto: o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. O relato de Lucas vem demonstrar isso. Chefe dos cobradores de impostos e muito rico, Zaqueu se deixou fascinar por Jesus, a ponto de tomar uma atitude estranha para vê-lo. De sua parte, Jesus se convida para ficar na casa daquele homem. Sem que Jesus precisasse dizer mais nada, Zaqueu reconhece seus pecados e se compromete a partilhar seus bens com os pobres e devolver o que defraudou. Após a mudança de vida do seu anfitrião, Jesus conclui, dizendo que a salvação havia entrado naquela casa.


(Reflexões retiradas da Liturgia Diária)


Fonte https://www.paulus.com.br/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

 

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário