sábado, 9 de maio de 2020

Evangelho: João 14,1-12 - 10.05.2020



Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. / Ninguém chega ao Pai senão por mim (Jo 14,6). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que essas. Pois eu vou para o Pai”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O texto desse evangelho faz parte da longa mensagem de despedida de Jesus. O Mestre está preparando seus seguidores para que saibam viver – sem sua presença física – o que aprenderam dele. O texto todo procura responder a algumas dúvidas dos discípulos. Jesus começa taxativo: “Não se perturbe vosso coração”. Provavelmente é um alerta para o que está prestes a acontecer: condenação e morte. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, por isso não há motivo para tanta perturbação. Jesus volta para o Pai, mas agora eles conhecem o caminho para chegar a Deus; têm consciência da verdade que devem buscar; sabem do compromisso com a vida que ele teve durante todo o tempo que esteve com eles. O Mestre revela a própria presença do Pai: vendo o Mestre, vemos o Pai; conhecendo Jesus, conhecemos a Deus. Uma verdadeira comunidade cristã precisa “parecer-se” com Jesus: uma comunidade que leva a Deus, que proclama a verdade de Jesus e defende a vida dos mais necessitados.

Oração
Ó Jesus Caminho, Verdade e Vida, cremos que irás preparar, junto ao Pai celeste, um ambiente para nós, teus discípulos e discípulas. Onde estiveres, estaremos também nós para sempre. Com essa certeza caminhamos sem qualquer inquietação ou dúvida, pois sabemos que não nos abandonas nunca. Amém.


(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Fonte https://www.paulus.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário